Mudança de contabilidade é maior no começo do ano, entenda quais fatores podem influenciar na decisão

10/02/2022


As empresas têm muito a ganhar na aposta de uma contabilidade assertiva para o seu negócio.

Com o início de um novo ano, um contingente de pessoas físicas fazem promessas, traçam objetivos e planejam mudanças para suas vidas - e, para as pessoas jurídicas, não é diferente. 

Segundo Suany Santos do Nascimento, CEO da Já Calculei, é nesta época em que ocorrem mais mudanças de contadores ou escritórios de contabilidade.

De acordo com Nascimento, diversos elementos podem explicar o fenômeno da maior sazonalidade de contadores no começo do ano, como a troca de direção e de postos e cargos ligados à área financeira, além do estabelecimento de novas metas para o novo ano, assim como também acontece com os profissionais.

A especialista alerta para a tomada dessa decisão, mesmo em um momento que incentiva as transformações. “É necessário determinação, resiliência e persistência para efetivar todas as mudanças necessárias, não desistindo dos objetivos diante de qualquer interpérie”, afirma. 

Migração de contabilidade exige análise detalhada 

Na perspectiva da CEO, assim como toda mudança, a troca de contabilidade exige cuidados. “É necessário prestar a máxima atenção aos detalhes, sendo que a antiga e a nova empresa de contabilidade devem trabalhar de forma conjunta, deixando interesses comerciais de lado, para que a migração aconteça de forma saudável, para o bem da empresa em questão”.

Nascimento destaca que as empresas devem fazer uma análise criteriosa a respeito da atuação do profissional ou empresa que presta os serviços de contabilidade, seja interno ou terceirizado, e há diversos indicativos que devem ser considerados e que podem ajudar na decisão pela mudança na área. 

“A empresa que está considerando trocar de contabilidade deve avaliar como tem sido o atendimento do atual contador, a facilidade ou dificuldade na comunicação e o cumprimento ou descumprimento de rotinas e prazos. Além disso, deve-se considerar elementos como proatividade e atualização constante diante das mudanças de legislação, entre outros pontos”, explica.

Agilidade na troca 

A empresária afirma que, após a avaliação, é preciso agir com celeridade, uma vez que, caso o contador ou empresa de contabilidade não esteja fazendo o trabalho de forma correta, a empresa pode sofrer prejuízos.

“Como consequência de um mau trabalho, a companhia pode ter que pagar mais tributos do que o necessário ou mesmo ter que responder ao Fisco por impostos que não foram acertados nas datas certas”, explica.  “Além do mais, a falta de organização e atualização de livros e documentos contábeis pode afetar o controle e gestão das informações, ao passo que não declarar os bens do negócio de forma correta pode levar a empresa a cair na chamada ‘malha fina’”. 

A falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira são os principais motivos para o fechamento das empresas, que têm uma tendência a fechar as portas em menos de cinco anos de atividade, então o papel da contabilidade é fundamental para os rumos que a empresa pode tomar.

Para concluir, Nascimento explica que, para além da empolgação de início de ano, é fundamental que as empresas acompanhem as ações da contabilidade em todo o tempo, certificando-se de que o trabalho está sendo feito da forma esperada.

“A contabilidade é fundamental para a saúde financeira de todo negócio e, se for executada com responsabilidade, pode não apenas garantir que as obrigações legais sejam cumpridas, como será uma peça importante para a tomada de decisões estratégicas e para o crescimento da empresa”, finaliza.

Newsletter

Receba as informações em seu email.


LOGO

47 3376 2220 | fiscallsolucoes.com.br
Atendimento na sede do Grupo FiscALL: Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430
Centro | Jaraguá do Sul | SC