Como se preparar para vender a empresa?

22/09/2020


Investir na preparação da empresa para um processo de venda contribui muito para maximizar o seu valor. Isto é verdade em qualquer processo de M&A, mas ainda mais relevante no caso das empresas familiares, dadas as suas peculiaridades. Alguns exemplos de boas práticas de preparação para a venda são:  

a. Ter números financeiros e de gestão consistentes: quanto maior o grau de confiabilidade dos números, maior a inclinação que um potencial comprador terá para colocar uma proposta atraente. Organizar a contabilidade, auditar o Balanço Patrimonial, trabalhar na reconciliação dos relatórios gerenciais com os números contábeis e detalhar o plano de negócios para os próximos anos são algumas das “lições de casa” que a família deveria considerar antes de iniciar a conversa com qualquer comprador. 

b. Reduzir informalidades, riscos e contingências: em qualquer transação, existe uma assimetria de informações e percepção de risco entre vendedores e compradores. Práticas de gestão com as quais os proprietários atuais convivem há anos podem reduzir o valor para potenciais compradores, ou mesmo serem completamente inaceitáveis. Alguns exemplos são: a empresa familiar pode não possuir contratos formalizados com clientes ou fornecedores-chave; possuir funcionários que recebem bônus de desempenho informal; possuir uma interpretação mais ousada sobre oportunidades de otimização tributária, etc. Neste sentido, buscar aconselhamento permite ao acionista se preparar e ter alternativas negociais para os temas que poderão ser objeto de discussão junto ao comprador, aumentando a probabilidade de sucesso da operação. 

c. Profissionalizar os cargos-chave da gestão: existe um receio entre compradores de que a inteligência do negócio vá embora com a venda, seja na relação com os clientes, equipe ou fornecedores. Mesmo que os familiares permaneçam no negócio depois da venda, o comprador pode entender que, uma vez que não são mais acionistas, não terão mais o mesmo nível de motivação. Nestes casos, a solução pode ser implementar um plano de sucessão para os cargos-chave exercidos por familiares, reduzindo a importância da família na gestão – como estes processos não são rapidamente implementáveis, é importante que a família se prepare com antecedência. 

d. Realizar uma reorganização societária prévia pode destravar muito valor para os vendedores. Benefícios típicos são: (i) retirar ativos que não sejam operacionais ao negócio sendo vendido, como por exemplo imóveis, para permanecerem com a família; e (ii) potencial otimização tributária para os vendedores. Uma ilustração do valor que pode ser gerado com isso é que a venda da empresa realizada através da holding familiar pode levar os vendedores a pagarem até 130% mais imposto de renda sobre o ganho de capital do que se transação for realizada no nível das pessoas físicas. 

Fonte: www.articainvest.com.br

Benitez Buzzi

Newsletter

Receba as informações em seu email.


LOGO

47 3376 2220 | fiscallsolucoes.com.br
Atendimento na sede do Grupo FiscALL: Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430
Centro | Jaraguá do Sul | SC